sexta-feira, 17 de junho de 2011

2ª Parte Decoupage

 2ª Parte
Durante os séculos 18 e 19 esta forma de arte floresceu em toda a Europa. no período da corte de Luis XV as senhoras "Ladies", se inspiravam  e faziam uso de recortes de fotos e figuras para decorar caixas, objetos de higiene pessoal, móveis, e objetos como forma de entretenimento.

Sra. Maria Delaney, se destacou nesta arte, ela viveu na Inglaterra de 1700-1788. Esta mulher encantadora, inteligente e talentosa foi um confidente do Rei George III e a Rainha Charlotte era um membro muito querido da sua corte. Seus amigos mais próximos incluiu William Hogarth, Jonathan Swift e Sir Joseph Banks. Em 1772 Mary Delany inventou uma nova técnica onde utilizava flores e plantas naturais com recortes de papel de seda, produzia as reproduções mais requintadas para decoupage. Quando iniciou este hobby Mary Delani já estava com 72 anos e num período de 10 anos produziu mais de 1.000 trabalhos  Ela produziu o seu "papel de mosaicos", como ela chamou, até a idade de 88, quando sucumbiu à visão falhando. Estes recortes de papel podem ser vistos até hoje no Museu Britânico.
da coleção de Mary Delany no Museu Britânico

Magnolia do Delany Maria Coleta de British Museum
A fim de imitar com precisão as flores, a Sra. Delany que começou a trabalhar com o modelo à sua frente. Então ela cortou minúsculos pedaços de papel para representar as várias partes da flor com papéis mais leves e mais escuras para criar o efeito de sombreamento. Ela colou seus papéis em um fundo preto. As plantas sempre estiveram representadas no tamanho real e uma única imagem pode conter centenas de peças. Ela era um trabalhador rápido e criou milhares dessas colagens na última década de sua vida. (Sra. Delany flores Navegue no Museu Britânico aqui )
( O Centro Yale para a arte britânica tem actualmente em exposição 30 º do floral colagens Delany sra. - Estas obras fazem parte do Museu Britânico de recolha de papel 1000 colagens e raramente são emprestados para fora assim que se você tiver a oportunidade - vá, vá, vá !)


da coleção de Mary Delany no Museu Britânico
Seu artesanato favorito era a decoração do escudo, retratos silhueta e bordado. Seu primeiro marido morreu em 1724 - quando Maria tinha apenas 24 -, mas ela ficou viúva, até  44 anos. Seu segundo casamento com o Dr. Delany durou 25 anos e foi extremamente feliz. Quando o Dr. Delany morreu, Maria viveu durante algum tempo com a duquesa de Portland e quando esse amigo morreu (Sra. Delany viveu até aos 88 anos, de modo que ela sobreviveu a muitos de seus amigos), ela se mudou para uma pequena casa de propriedade do Rei e Rainha!



O livro "The Ladies Amusement or the Art of Japanning Made Easy" continha 1.500 ilustrações de artistas; além de ensinar a compor as peças, apresentar dicas etc.;  era muito popular entre as senhoras "Ladies" que amavam as cores, cortar e colar os desenhos de forma habilidosa e criativa.
É incrível que este ofício ainda tem um apelo hoje. Eu seria negligente se o mestre ficasse de fora - John Derian! Derian criou sua primeira placa de vidro decoupaged em 1989 e seu nome é, certamente, sinônimo de high-end hoje decoupage! Derian utiliza reproduções de imagens antigas e cada uma de suas peças decoupaged ainda são criados à mão.



Na França Maria Antonieta e sua corte também aderiram à moda e faziam decoupage com imagens de artistas famosos como Boucher e Fragonard. Nas obras de decoupage feitas por Maria Antonieta em 1780 encontrava-se a seguinte frase: “ Découpure faite par la Reine” ou “Decoupage by the Queen”.
No século 18 as pinturas de sala foram os novos caminhos para a decoupage. Foram achados com freqüência em grandes salas de casas inglesas. As vezes cobriam paredes inteiras ou apenas parte delas.

No início do século 19 a paixão pelas colagens foi declinando. Reapareceu novamente na época Vitoriana. Na Inglaterra, as artes coloridas à mão cresceram com os mais inspirados motivos florais
Esta tendência coincidiu com o surgimento dos cartões e impressões em caixas, abajures e outros objetos, agregando toques sutis, delicados e um peso sentimental aos trabalhos.
 O decoupage se difundiu pelo mundo atingindo todos os continentes principalmente a América do Norte, onde a técnica é largamente trabalhada. Mas o decoupage é uma arte que está em constante evolução; além das variadas formas de aplicação sobre a madeira pintada, os recortes conquistaram versões tridimensionais, em vidros, tecidos, metais, velas e até plásticos.

O sucesso e o retorno desta tradicional forma de artesanato talvez se deva a facilidade na sua execução e na aplicação em diversos suportes, tendo com isto a possibilidade de modificar e decorar pequenas peças, móveis e até mesmo paredes.


Estilos

  • Decoupage século 18 é um clássico em sentimento, é feita a partir de originais ou reproduções de gravuras do século 18, coloridos à mão ou reproduções de pinturas.
  • Decoupage vitoriana é feito com pré-coloridos para recorte, fotos, recados gravados e trança de papel dourado.
  • Decoupage contemporânea faz uso de calendários, cartões-presentes, revistas, papéis de embrulho e fotocópias de pinturas.
Atualmente podemos encontrar inúmeros tipos de ilustrações, além de materiais variados que facilitam nosso trabalho, e podemos nos deleitar nesta técnica.
Logo mais falaremos sobre os tipos de papeis, suportes, colas etc., etc. aguardem!


Nenhum comentário: