Olá,
Resolvi escrever um pouco sobre história de algumas técnicas e vou iniciar pela
Nossa!!! Fiquei abismada com a quantidade de informações que encontrei durante a pesquisa, alguns fatos já conhecia, mas não eram nada perto das histórias que encontrei, passei na peneira e lá vai ... espero que gostem!!!
Afinal aprender não ocupa espaço e ningúem pode tirar de você!!!
Como já disse encontrei muitas informações em várias fontes, revistas, blogs e sites; se alguém se sentir lesado com alguma informação é só avisar-me.
"Découpage" : Significado = Cortar, palavra de origem francesa derivada do verbo "Decouper" Ato de cortar figuras, gravuras, imagens, e colar de forma criativa em objetos de utilidade, móveis e decorações.
Início do Nascimento da Técnica
Onde ? China
Quem? Camponeses
Quando? Século 12
Os camponeses Chineses criavam papéis coloridos e enfeitavam suas casas, acredita-se que tais práticas vieram da Sibéria, relatos apontam que túmulos de nômades já apresentavam figuras e objetos de decoração antes de Cristo.
Também na Alemanha e Polonia cortavam papéis de forma geométrica, estilizada e dobraduras formando pássaros, flores, etc.
A decoupage no passado foi conhecida por muitos nomes. Os italianos se refere como Povero arte , a arte do homem pobre. Os franceses chamam-lhe vernizes pauvre homem pobre laca. Na Inglaterra, era conhecido como envernizamento, pois emulava o trabalho que veio para a Europa a partir de Japão e China no século 18.
Um novo ingrediente chegou no final do século 17 = Laca
O trabalho da laca veio a partir do Extremo Oriente, principalmente na forma de móveis, a utilização do novo ingrediente que expressou melhor a técnica como conhecemos hoje. Objetos orientais pintados e laqueados tornou-se moda na Europa e a produção não conseguiu atender a demanda. Como resultado, o Venetian marceneiros e lacquerers (depentore) começou a produzir trabalhos falsos para acompanhar a demanda. Este trabalho ficou conhecido como a laca lacca contrafatta-contrafacção.
A Alta sociedade contratava artistas, renomados para pintar seus móveis, paredes e tetos a mão de obra era muito cara e para atender à todos as obras foram reproduzidas, recortadas, coladas e aplicadas com verniz para se assemelhar aos originais; registros indicam que alguns trabalhos ganharam de trinta a quarenta camadas de verniz, até apresentarem o efeito final do polimento dando a impressão de que a ilustração tinha sido verdadeiramente pintada na peça.
O Movimento foi chamado de "A Arte dos Pobres".
... Aguardem a segunda parte
Nenhum comentário:
Postar um comentário